Abertura das inscrições para realização de um novo Concurso Público da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba – SP


 

Publicado o edital de abertura das inscrições para realização de um novo Concurso Público da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba – SP. O edital publicado oferece a contratação de Guarda Civil Municipal – 2ª, são 70 oportunidades, sendo 63 para homens e 07 para mulheres. O Valor da taxa de inscrição de R$ 67 deve ser pago por meio de boleto bancário, as inscrições devem ser efetuadas a partir das 10h do dia 29 de outubro de 2019, até às 23h59 de 22 de novembro de 2019, observando o horário oficial de Brasília –DF. As inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico: www.vunesp.com.br. A organizadora responsável pelo concurso é a Fundação para o Vestibular Júlio de Mesquita Filho – VUNESP.

Requisitos mínimos para ingresso

Os requisitos básicos para concorrer a uma vaga são:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, (respeitando os critérios da lei para nacionalidade portuguesa)
  • Ter o ensino médio completo
  • Ter no mínimo 18 anos de idade completos
  • Possuir estatura mínima 1,65 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categorias A e B (ou superior)
  • Não registrar antecedentes criminais
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino

Assim que contratado, exercerá funções em regime de 40 horas semanais de acordo com o artigo 46 da lei 2.482/2019. O salário inicial possui o valor de 1.987,88 reais + 50% de adicional de atividade operacional sobre o vencimento base.

Provas

O Concurso Público para Guarda Municipal de Caraguatatuba será composto de 02 (duas) fases, estruturadas da seguinte forma:

Fase 1

1ª Etapa: Provas Objetivas:
A Prova Objetiva contará com questões de Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. Tem previsão de realização na data de 22 de dezembro de 2019. O tempo de duração da prova é de 3h30 para responder as 60 questões de Língua Portuguesa (15 questões), Matemática (10 questões) e Raciocínio Lógico (10 questões) e Conhecimentos Específicos (25 questões).
2ª Etapa: Prova de aptidão física (eliminatório)
3ª Etapa: Avaliação psicológica
4ª Etapa: Entrega de Documentos e Certidões para Investigação Social
5ª Etapa: Entrega do resultado do Exame Toxicológico de Larga Escala. Realização de Exames Médicos (eliminatório)

Fase 2

Curso de Formação de Guardas Municipais que contam com aproveitamento, frequência e aprovação no curso.
O candidato receberá uma ajuda de custo no valor de R$1.200,00 durante a realização do curso. O certame tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.

Conteúdos Programáticos da Prova

1) Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de diversos tipos de texto (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classe de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

2) Matemática:
Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de 3 simples e composta. Media aritmética simples e ponderada, juros simples, equações do 1 e 2 grau. Relações entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistema de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problemas.

3) Raciocínio Lógico:
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliações das condições usadas para estabelecer as estruturas daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica, das situações por meio de raciocínio: raciocínio verbal, raciocínio matemático: (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal, conjuntos numéricos complexos, números e grandezas proporcionais, razão e proporção, divisão proporcional, regra de 3 simples, composta e porcentagem) raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo logico que a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma valida, as condições determinadas.

4) Conhecimentos Específicos:
Constituição Federal, Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741/2003, Lei Nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha; Estatuto Geral das Guardas Municipais – Lei Federal Nº 13.022/2014; Decreto Municipal Nº 1.111/2019 – Código de Conduta da GCM e da Lei Municipal Nº 2.482/2019 – dispõe sobre a criação e organização da Guarda Municipal de Caraguatatuba, disponíveis no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/

O município

Caraguatatuba é um município localizado no litoral norte do estado de São Paulo, cerca de 178 km da capital paulista. Com diversas praias, clima tropical úmido e temperaturas moderadamente altas, é uma ótima opção para passar férias ou visitar nos feriados.

Leave a Reply